loading...

A Bela e Esquecida Folha de Mármore




Peristrophe hyssopifolia 'Aureo variegata' é uma espécie pertencente a família botânica Acanthaceae muito ornamental nativa da Índia e Ásia Tropical, que atualmente anda meio esquecida pelos paisagistas, ficou popularmente conhecida no Brasil por Folha de Mármore, especialmente pela coloração variegada de suas folhas.
Mesmo sendo de muito fácil cultivo e ainda possuir belas flores em tons rosados a Peristrophe hyssopifolia 'Aureo variegata', quase não é mais vista nos jardins brasileiros.
Suas belas flores lilases surgem durante o Verão e são perfeitas para embelezar os mais variados estilos de jardins. A planta é capaz de atrair para o jardim pequenos pássaros, borboletas e beija-flores. Os tons variegados de suas folhas lanceoladas de coloração verde claro e amarelo, juntamente com suas belas flores, formam um belo conjunto ornamental, destacando-se facilmente em meio a outras espécies.
A espécie tem crescimento rápido e prefere ambientes de sol pleno, mas é capaz de se adaptar a meia sombra, sempre em solo fértil, rico em matéria orgânica e com regas frequentes, porém sem encharcamentos. Quanto mais exposta ao sol menor será a coloração amarela de suas folhas.
Pelo menos uma vez ao ano a espécie deve receber podas de limpeza e para que haja renovação em suas ramagens. A multiplicação ocorre por estaquia.
Mudas da Peristrophe hyssopifolia 'Aureo variegata' são comercializadas por produtores em sites de vendas pela internet e seu preço é considerado de baixo custo.














Circulo do Verde

Conheça melhor o autor deste blog seguindo o perfil Circulo do Verde nas redes sociais.