loading...

Kniphofia uvaria - Grande Efeito Ornamental




A Kniphofia uvaria é uma bela espécie  herbácea perene pertencente a família Aspholedaceae que ficou conhecida popularmente no Brasil como Lírio tocha. Com até 1,50 mts. de altura, o Lírio tocha possui folhas longas, lineares e estreitas, formando coroa basal de grandes dimensões, grandes touceiras.
Sua inflorescência terminal em haste ereta é de grande efeito ornamental, com flores tubulares que podem se apresentar nas cores laranja, vermelha ou amarela, surgindo principalmente do final da Primavera ao final do Verão. O Lírio tocha é capaz de atrair muitos beija-flores e vespas ao jardim.
O cultivo do Lírio tocha deve ser em ambientes de sol pleno, em regiões de clima que variam do ameno ao frio e em ambientes de meia sombra em regiões mais tropicais, adaptação que faz o Lírio tocha ser cultivado em quase todas as regiões do Brasil.
O solo deve ser bem drenado, fértil e enriquecido de compostos orgânicos, evitando cultivá-lo em solos pobres de nutrientes ou encharcados..
Para propagar o Lírio tocha usar a técnica de divisão de touceiras logo após a floração. Não apresenta nenhum problema com insetos ou doenças.






Nome botânico: Kniphofia uvaria (L.) Oken
Nome populares: Tritoma, Lírio-tocha
Família Aspholedaceae (ex-Liliaceae)
Origem: Província do Cabo, África do Sul
Floração: Primavera, Verão
Clima: Subtropical
Solo: fértil, rico em matéria orgânica
Regas: evite encharcamentos
Adubação: regulares, para estimular a floração
Multiplicação: divisão de touceiras
Pragas: não suscetível
Curiosidades: Atraí insetos polonizadores e beija-flor




Circulo do Verde

Conheça melhor o autor deste blog seguindo o perfil Circulo do Verde nas redes sociais.