loading...

Bonina - Planta Medicinal e Muito Ornamental




A Bellis perennis é uma espécie herbácea, perene e florífera pertencente a família botânica Asteraceae que ficou conhecida popularmente por diversos nomes populares, tais como Bonina, Bela-margarida, Bonita, Mãe-de-família, Margarida, Margarida-comum, Margarida-dos-prados, Margarida-inglesa, Margarida-menor, Margarida-rasteira, Margarida-vulgar, Margaridinha, Margarita, Rapazinho, Rapazinhos ou Sempre-viva.
Originária da Ásia e Europa, a Bonina já é conhecida no mundo todo por suas propriedades medicinais e ornamentais.
Suas folhas carnosas, espatuladas e verdes possuem margens crenadas ou serradas, pubescentes e dispostas em roseta basal.
As inflorescências tipo capítulo da Bonina despontam acima da folhagem com pétalas em nuances róseas, vermelhas e brancas com centro amarelo brilhante. A Bonina pode ser cultivada tanto em vasos e floreiras, como em bordaduras e maciços no jardim.
Existem variedades da Bonina com inflorescências de corola simples ou dobrada, suas flores apresentam hastes fortes, sendo ideal como flor de corte. Conforme a região do país e a época de plantio, é possível ter flores da Bonina no jardim o ano inteiro.
Na medicina popular é utilizada na forma de cataplasmas e infusões de suas flores e folhas.
Cultive em ambientes de sob sol pleno ou meia sombra, em solo bem drenável, fértil, rico em matéria orgânica e irrigado regularmente.  Não tolera geadas fortes mas pode ser cultivada em regiões frias de clima subtropical ou temperado, florescendo em abundância no inverno. Apesar de ser uma perene, é cultivada como anual, embora perca a beleza e o vigor com o passar do tempo. Multiplica-se por sementes e por divisão dos estolhos.





Nome Científico: Bellis perennis
Nomes Populares: Bonina, Bela-margarida, Bonita, Mãe-de-família, Margarida, Margarida-comum, Margarida-dos-prados, Margarida-inglesa, Margarida-menor, Margarida-rasteira, Margarida-vulgar, Margaridinha, Margarita, Rapazinho, Rapazinhos, Sempre-viva
Família: Asteraceae
Categoria: Flores Anuais, Flores Perenes, Medicinal
Clima: Continental, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Ásia, Europa
Altura: 0.1 a 0.3 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Solo: Fértil e rico em matéria orgânica
Ciclo de Vida: Perene
Multiplicação: Sementes e por divisão dos estolhos
Cuidados: Pode se tornar invasiva em determinadas situações
Curiosidades: Planta medicinal com indicações para o tratamento de eczemas, tosses, queimaduras, gota, inflamações da pele, reumatismo, dores articulares, afecções respiratórias e afecções digestivas






Circulo do Verde

Conheça melhor o autor deste blog seguindo o perfil Circulo do Verde nas redes sociais.