loading...

Leucospermum praecox - A Almofadinha de alfinete




Nome Científico: Leucospermum praecox
Família: Proteaceae
Nome Popular: Almofadinha de alfinete
Origem: Albertinia e Mossel Bay
Porte: até 3 mts altura
Flores: de amarelas a verde limão
Floração: Outono e Inverno
Solo: arenoso
Multiplicação: sementes
Curiosidades: Praecox significa precoce ou prematuro, recebeu este nome devido ao se florescimento muito precoce.





Leucospermum praecox é cultivada como planta de jardim e também indicado como flor de corte, é um arbusto robusto e arredondado, que cresce de 2 a 3 m de altura e até 4 m de largura. É espesso e tem um hábito ereto, com tronco que pode chegar a 80 mm de diâmetro.
As flores do Leucospermum praecox são muito ornamentais em forma de uma almofadinha de alfinete, florescendo a partir do outono e durante todo inverno.
As folhas são ovais e sobrepostas, densas, macias e aveludadas quando jovens, com uma aparência esbranquiçada e fundo verde. Possui “pelos” que protegem do sol forte, impedindo que elas sequem e de serem comidas por predadores. Depois de um ano, os pelos desaparecem e as folhas tornam-se rígidas e lisas, desenvolvendo uma camada de cera. As pontas das folhas tem o formato de dentes.

São muito floríferos, às vezes chegam a ter até 4 flores na ponta de cada ramo. A floração ocorre entre outubro e março. As flores medem 6 cm de diâmetro e tem um formato esférico. Os botões de flores são de cor amarelo a verde limão, e a medida que se abrem tornam-se mais escuros com coloração amarelo e laranja. Depois que as flores são polinizadas elas começam a envelhecer e algumas partes da flor começam a ficar vermelhas.
Esta espécie está ameaçada devido a expansão agrícola em seu habitat natural. As flores da Almofadinha de alfinete são polinizadas por beija-flores.
A Leucospermum praecox ocorre entre Albertinia e Mossel Bay. Cresce em solo com areia branca a uma altitude de 0-250 m.
Em geral necessitam de fogo para que as suas sementes possam germinar (ou então no caso daquelas espécies cujos frutos permanecem fechados, o fogo provoca a abertura dos folículos e as sementes são libertas). Por isso, foi criado o Smoke Primer, que simula esta ação da natureza e você poderá semeá-las na sua casa.
Curiosidades: Praecox significa precoce ou prematuro, recebeu este nome devido ao florescimento precoce.



Circulo do Verde

Conheça melhor o autor deste blog seguindo o perfil Circulo do Verde nas redes sociais.