loading...

Vigna caracalla - Bela e Vigorosa




Vigorosa e de rápido crescimento a Vigna caracalla pertencente a família botânica Fabaceae é uma trepadeira perene, leguminosa, volúvel e tropical. Ideal para cobrir caramanchões pérgolas, arcos, cercas e demais suportes, a bela espécie possui florada exótica e suavemente perfumada e ocorre durante a Primavera, Verão e Outono.
Pouco conhecida e utilizada pelos paisagistas, a Caracalla é da mesma família da ervilha, é originária da Venezuela e seu nome caracala significa "que vem de Caracas".
A trepadeira de textura herbácea é capaz de crescer de 6 a 8 metros, suas folhas são trifoliadas, alternas, longo pecíoladas, com folíolos ovalados, acuminados, glabros, de cor verde e com margens inteiras.
Suas flores variam do branco, verde ao amarelo com pétalas arroxeadas a róseas, papilionáceas, sustentadas em cachos pendentes. A pétala superior é ovalada e a inferior é fortemente curvada, como uma concha de caracol. As flores produzem néctar abundante e são atrativas para abelhas. Os frutos são vagens cilíndricas, alongadas e esverdeadas.
A Caracalla é tipicamente de clima tropical, aprecia calor e  umidade, pode ser plantada em vasos, desde que lhe seja oferecido suporte, sempre em solo fértil enriquecido com matéria orgânica, bem drenável, sob sol pleno e as regas devem ser constantes.
Em países de clima temperado deve ser protegida do frio e de geadas, mesmo assim, costuma perder as folhas que só brotam novamente durante a Primavera. Quando cultivada sob meia-sombra, apresenta floração reduzida. Multiplica-se por estaquia, alporquia ou por sementes.





Nome Científico: Vigna caracalla
Nomes Populares: Caracala, Flor-concha, Trepadeira-caracala, Trepadeira-caracalla
Família: Fabaceae
Categoria: Trepadeiras
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América Central, América do Norte, América do Sul
Altura: 4.7 a 6.0 metros
Regas: Constantes
Luminosidade: Sol Pleno
Solo: Fértil e enriquecido com matéria orgânica
Ciclo de Vida: Perene
Multiplicação: Estaquia, alporquia ou por sementes
Curiosidade: A caracala era uma das plantas preferidas de Thomas Jefferson, ex-presidente dos Estados Unidos, que a cultivava no Palácio Monticello.





Circulo do Verde

Conheça melhor o autor deste blog seguindo o perfil Circulo do Verde nas redes sociais.