loading...

Musa ornata - A Bananeira Royal




Nome científico: Musa ornata.
Família Botânica: Musaceae.
Nomes Populares: Bananeira-ornamental, Banana-royal, Bananeira-de-jardim.
Origem: Ásia
Ciclo de Vida: Perene
Luminosidade: Sol Pleno
Solo: Fértil, rico em matéria orgânica
Clima: Subtropical, Tropical
Regas: Constantes
Cuidados: Não tolera geadas e ventos fortes
Curiosidades: Seus frutos em cachos são utilizados como flor-de-corte






A Musa ornata é uma herbácea perene pertencente a família botânica Musaceae originária da Ásia, que ficou conhecida popularmente no Brasil como Bananeira Ornamental, Bananeira de Jardim ou Banana Royal.
Com aproximadamente 3 mts de altura depois de adulta, a Bananeira Royal apresenta folhas grandes, longas, largas e que se partem com a ação do vento. O principal atrativo ornamental da Bananeira Royal é sua inflorescência que surge durante a Primavera e Verão, com brácteas em forma de concha, de coloração rósea, vistosas e com flores amareladas.
Embora muitas pessoas acreditem que seu fruto seja comestível, eles não tem valor alimentício. Seus frutos em cachos são utilizados como flor de corte.
No jardim é cultivada isolada ou em grupos, embora também fique muito ornamental quando cultivada em grandes vasos ou floreiras, evitando-se cultivá-la em ambientes com muito vento, já que suas folhas ficam muito danificadas.
Deve ser cultivada em ambientes de sol pleno, em solo fértil e rico em matéria orgânica. As regas devem ser constantes. Não tolera geadas. A multiplicação da planta ocorre por divisão do rizoma.




Circulo do Verde

Conheça melhor o autor deste blog seguindo o perfil Circulo do Verde nas redes sociais.