loading...

Suportes para Trepadeiras - Qual o Melhor?



Para saber qual melhor suporte utilizar para sua trepadeira, alguns pontos devem ser analisados.
Se você deseja que sua trepadeira se desenvolva bem, com crescimento rápido e vigoroso, o ideal é que além dos cuidados tradicionais como regas, solo, adubações e luminosidade, a planta receba um bom tutoramento. Treliças, pergolados, cercas, arcos, suportes e ganchos são objetos essenciais para que as trepadeiras venham se desenvolver com toda sua plenitude e de forma bem homogênea.
Antes de escolher o tutoramento ideal para sua trepadeira, leve sempre em conta o tamanho que sua trepadeira poderá alcançar depois de adulta. Vários tipos de materiais podem ser utilizados para ajudar no crescimento da planta, os mais usados são os de plástico, madeira, metal, bambu e cipó. Plantas menores e mais leves podem utilizar qualquer uma dessas opções, já as mais desenvolvidas e pesadas necessitam de suportes bem elaborados e com capacidade para suportar o peso da planta depois de adulta. Algumas pessoas não atentam para este fato e acabam sendo forçadas a fazer podas drásticas na trepadeira, para que a estrutura de suporte não venha a cair. Danificando assim a planta e causando frustração no jardinista.
Muitas dessas peças simples e com capacidade para plantas leves, podem ser feitas pelo próprio jardinista em casa mesmo, sempre com a ajuda da criatividade e dos materiais disponíveis no momento, tendo como base, que o suporte seja efetivamente funcional e ao mesmo tempo ornamental.
Em viveiros de mudas ou lojas especializadas em paisagismo, existem vários modelos de suportes prontos e em diferentes materiais, mas há quem prefira gastar um pouco mais e decide contratar serviço especializado para elaborar pergolados em alvenaria, garantindo sustentação para qualquer tipo de planta.
















Circulo do Verde

Conheça melhor o autor deste blog seguindo o perfil Circulo do Verde nas redes sociais.