loading...

A Fantástica Silversword - Quase Extinta





A Argyroxiphium sandwicense subsp. sandwicense é uma espécie de planta Havaiana fantástica, endêmica daquela região e que pela ação do homem, seu principal predador, infelizmente esta quase extinta.
A Silversword brota nas regiões vulcânicas do Havaí em altitudes de 2.000 a 3.000 mts, geralmente nas encostas da cratera do vulcão Haleakala, na ilha de Maui.  Conhecida popularmente como āhinahina, que em tradução livre significa, muito cinza.
A planta que vive em condições extremas, possui numerosas hastes suculentas que são recobertas de "pelos" pratas, sua principal proteção natural contra as baixas temperaturas e ventos fortes, proteção contra o sol e que ainda evita a desidratação da planta, uma das principais causas de sua morte.
A Silversword floresce entre os meses de Julho a Outubro, geralmente quando atinge cerca de 1 mt. de diâmetro, soltando sua haste floral de até 2 mts. de altura, de onde surgem suas exóticas flores em tons marrons que lembra muito um Girassol.




Este seria o ápice da planta pois, a Silversword floresce apenas uma vez durante sua vida, produz sementes e depois morre.
A Silversword vive em média 15 anos, mas se não houver interferência do homem, seu principal predador, algumas chegam a viver até 50 anos. Devido ao pastoreio de gado e cabras na região e pela extração desenfreada do homem, desde 1992 o governo do Havaí tenta proteger esta planta, que já corre risco de extinção.
A Silversword multiplica-se por meio de sementes, sempre em terrenos de cinzas vulcânicas, seco e rochoso.
Estima-se que exista no Havaí atualmente menos de 100 unidades vivas da variedade Mauna Kea silversword (A. sandwicense subsp. Sandwicense) e de acordo com um novo estudo na Global Change Biology, as constantes variações climáticas serão nos próximos anos, um dos maiores problemas para a sobrevivência desta espécie.







Circulo do Verde

Conheça melhor o autor deste blog seguindo o perfil Circulo do Verde nas redes sociais.