loading...

Aiphanes aculea - Ideal Para Atrair Pássaros




A Aiphanes aculeata é uma espécie de palmeira muito ornamental pertencente a família botânica Arecaceae, que ficou conhecida popularmente por Cariota-de-espinho, Cariota-espinhenta e Paxiúba-mangerona.
É originária da Cordilheira da Costa da Venezuela e nos Andes, distribui-se desde a Venezuela até a Bolívia, à exceção do Equador (devido à elevada umidade), estendendo-se até áreas adjacentes do oeste do Brasil (Acre), em locais com altitudes de 500 a 1500m.
Palmeira de clima tropical e subtropical, com caule totalmente recoberto por espinhos de 5 a 7 cm, com porte de até 10 mts de altura e copa com copa de até 2,5 mts, muito ornamental, principalmente por causa de sua folhagem de verde escuro muito contrastante com suas flores amarelas e seus frutos avermelhados de grande valor ornamental. Os cachos de frutos comestíveis são ponto de parada para diversos pássaros, ideal para atrair os amiguinhos alados para o local.
No jardim pode ser cultivada de forma isolada ou em grupos, dependendo do espaço disponível, em solo areno argiloso, em ambientes de sol pleno e com regas regulares. Não tolera encharcamentos.
A multiplicação acontece por meio de sementes.






Nome Científico: Aiphanes aculea
Nomes Populares: Cariota-de-espinho, Cariota-espinhenta ou Paxiúba-mangerona
Família Botânica: Arecaceae
Origem: Venezuela, Bolívia, Equador
Porte: 10 m de altura
Solo: areno argiloso
Folhas: Ornamentais e coloração verde escuro
Flores: Amarelas
Frutos: Muito ornamentais, comestíveis e de coloração avermelhada
Regas: Regulares
Clima: subtropical/tropical
Luminosidade: pleno sol
Multiplicação: Sementes
Cuidados: Evite cultivar em locais com trânsito de animais domésticos e pessoas para evitar eventuais ferimentos com os espinhos.





Circulo do Verde

Conheça melhor o autor deste blog seguindo o perfil Circulo do Verde nas redes sociais.