loading...

Allagoptera arenaria




Conhecida como coco da praia, caxandó, guriri, buriri, buri -da praia, purunâ ou pissandó, a bela palmeira Allagoptera arenaria tem como principal atrativo a bela coloração de suas folhas, que ao ser cultivada bem próxima do mar, pode receber a brisa carregada de sal, o que provoca na planta uma coloração verde cintilante na parte de cima das folhas e às vezes levemente azulado na parte de baixo, muito ornamental.
Roberto Burle Marx era um visionário e sabia como ninguém escolher as plantas ideais para cada situação e já na década de 60 fez uso desta bela espécie, incorporando-a a bela paisagem do aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.
Mas é no Sul da Bahia onde mais se encontra esta bela espécie, principalmente nas falésias íngremes que cercam a região.
Pertencente a família botânica Arecacea / Palmae, a Allagoptera pode ser encontrada em grande quantidade desde o litoral da Bahia até o litoral de São Paulo e seus cuidados de cultivo são os mesmos das demais palmeiras. Planta ideal para quem tenha médios ou grandes jardins.
Seashore palm, beach palm ou sand palm é assim chamada fora do Brasil.

Circulo do Verde

Conheça melhor o autor deste blog seguindo o perfil Circulo do Verde nas redes sociais.