loading...

Melhores Flores Para Utilizar na Culinária





Em saladas, pratos quentes ou sobremesas, muita gente nunca imaginou que as flores poderiam ser tão versáteis na culinária. Sempre bem vindas no jardim e na decoração da casa, as flores também tem lugar garantido na mesa.
Rosas, petúnias, violetas e cravinas, entre outras espécies são se tornaram famosas por abrir o apetite com seu sabor e beleza, mas não para por aí, já se sabe que com exceção das plantas tóxicas, quase todas as flores podem ser usadas na culinária.
A maioria das flores possuem sabor suave e levemente adocicado, como o Amor perfeito, por exemplo, outras são levemente picantes e agregam um certo amargor a pratos salgados, caso da Calêndula, no entanto é aconselhável analisar o sabor de cada espécie e o efeito que ela terá no resultado final do prato.
Para não correr riscos, antes de consumir qualquer flor na culinária, pesquise para saber se não é uma espécie tóxica e como acontece com as frutas e verduras, as flores também devem ser cultivadas sem o uso de produtos químicos nocivos a saúde, além devem ser bem lavadas. Já existem empresas apostando no consumo das flores, é o caso da Fazenda Maria, que comercializa as flores de diversas espécies já embaladas e prontas para o consumo, o preço ainda é meio salgado, pouco mais de R$ 20,00.


Conheça um pouco mais sobre essas delícias




Quem vê a Borago officinalis (Borragem), nem imagina que que esta delicada plantinha de pétalas azuladas e ramos cobertos por pelugem, tem sabor similar ao da ostra.


Quem busca uma espécie de planta com sabor mais acidulado, o Hibiscus rosa sinensis (Hibisco) pode ser uma boa opção.
Na cozinha é usada no preparo de chás e geleias, ou ainda consumida in natura, principalmente por causa de seu sabor cítrico.


A Rosa hybrid é perfeita para quem busca uma sobremesas, chás e geléias com sabor único. A espécie possui sabor suave e aroma marcante.



Quem procura flores com sabor adocicado e suave, mas com um toque sutil de noz-moscada, pode apostar no Dianthus caryophyllus (Cravo), ótimo complemento para doces e pratos condimentados.



Encontradas nos jardins brasileiros entre o Inverno e a Primavera, a Calêndula officinalis (Calêndula) possuem flores amarelas, delicadas e de sabor picante, é ideal para quem procura um toque especial para pratos salgados.



A Tropaeolum majus (Capuchinha) já ganhou lugar de destaque quando o assunto é salada. Cor, beleza e sabor.


A grande maioria das pessoas conhecem a Dianthus chinensis (Cravina) apenas pela beleza de suas flores e nem imaginam como esta bela espécie é doce na culinária. Ideal para receitas agridoces e sobremesas.


No jardim a Saintpaulia ionantha (Violeta africana) é uma espécie conhecida pela beleza e o colorido de suas flores, já na cozinha seu sabor adocicado e suave é ideal para saladas.



A Begonia x semperflorens-cultorum (Begônia) possui um sabor levemente cítrico, que lembra o limão, basta cortar e usar. A salada fica uma delícia.

Circulo do Verde

Conheça melhor o autor deste blog seguindo o perfil Circulo do Verde nas redes sociais.