loading...

Trapiá - Crateva tapia L




O Crateva tapia L é uma espécie da Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia, pertencente a família botânica Capparaceae, que ficou conhecido popularmente como Trapiá.
O trapiá ocorre principalmente próximo a locais úmidos e em beira de rios. Essa planta é muito conhecida pelo seu odor característico de alho. As inflorescências do trapiá são compostas por muitas flores de pétalas brancas e estames longos com tons avermelhados.
Suas flores florescem nas épocas secas e produzem néctar em grande quantidade atraindo muitos animais como morcegos, mariposas e abelhas nativas. As abelhas sem ferrão do gênero Plebeia (jati ou mosquito) e do gênero Trigona (arapuá) visitam suas flores para coletar néctar e pólen.
Os frutos de trapiá são carnosos, adocicados e servem como fonte de alimento para muitos animais silvestres como macacos, aves e peixes. Essa espécie é muito importante para aumentar a disponibilidade de recursos alimentares utilizados pelas abelhas. Além disso, o trapiá é ideal para o paisagismo urbano, pois sua copa mantém as folhas durante a maior parte do ano fornecendo sombra agradável.




Circulo do Verde

Conheça melhor o autor deste blog seguindo o perfil Circulo do Verde nas redes sociais.